DE Onde já fomos acessados

free counters

sábado, 27 de julho de 2013

1º DIA – CAPÍTULO 1
“TUDO COMEÇA COM DEUS”
“A vida de todas as criaturas está na mão de Deus; é ele quem mantém todas as pessoas com vida.” Jó 12.10
Eu só existo porque Deus deseja que eu exista. Para descobrir o propósito para aminha vida, preciso me voltar para a palavra de Deus e não para a sabedoria do mundo. Devo edificar minha vida sobre verdades eternas, e não sobre psicologia popular, histórias inspiradoras e estímulos para alcançar o sucesso como nos livros de auto-ajuda que tantas pessoas tem comprado.
“É em Cristo que descobrimos quem somos e o propósito de nossa vida. Muito antes de termos ouvido falar de Cristo e de termos erguido nossas esperanças ele já tinha seus olhos sobre nós; já havia planejado para nós uma vida gloriosa, parte do projeto global que ele está elaborando para tudo e para todos.” Efésios 1.11
2º DIA - CAPÍTULO 2 -
"VOCÊ NÃO É UM ACIDENTE"
“Eu sou seu criador. Você estava sob meus cuidados mesmo antes de nascer.” Isaías44.2
Muito antes de ser concebido por seus pais, você foi concebido na mente de Deus. Ele pensou em você primeiro. Você está vivo porque Deus quis criá-lo. Deus determinou cada pequeno detalhe de nosso corpo. Ele também determinou os talentos naturais que você possuiria e a singularidade de sua personalidade. A Bíblia diz em Salmos 139.15
“Tu me conheces por dentro e por fora, conheces cada osso do meu corpo; conheces exatamente como fui formado, parte por parte, como fui esculpido e vim a existir”.
O propósito de Deus levou em conta o erro humano e até mesmo o pecado. Deus nunca faz nada por acaso, e ele nunca comete erros. Ele tem um motivo para tudo que criou. O motivo para Deus tê-lo criado foi o amor que ele tem. A Bíblia diz em Efésios1.4a “Muito antes de estabelecer as fundações da terra, Deus já nos tinha em mente, tendo nos escolhido como foco de seu amor”. Há um Deus que o fez por uma razão, e sua vida tem um profundo significado. Somente descobrimos esse significado e propósito quando tomamos a Deus como centro de nossa vida.

3º DIA – CAPÍTULO 3
“O QUE DIRIGE SUA VIDA?”
– 1ª parte Todo e qualquer indivíduo tem sua vida dirigida por algo.
Cinco das mais comuns circunstancias que podem dirigir sua vida:-
Culpa.
Pessoas manipuladas por suas lembranças. Elas permitem que seu passado controle seu futuro. Somos produto de nosso passado, mas não temos de ser prisioneiros dele. Deus é especialista em dar às pessoas um novo começo. A Bíblia diz em Salmos 32,1:
“Como é feliz o homem que tem suas desobediências perdoadas e seus pecados cobertos!” 
Rancor / Raiva.
São pessoas que se apegam à magoas. O rancor sempre machuca mais a você do que a pessoa que trouxe tal indignação. Os que o magoaram no passado não podem continuar a magoá-lo, a menos que você se agarre à dor através do rancor. Em Jó 5.2 lemos:
“Ficar irado e amargurado é loucura, é falta de juízo, que leva à morte” 
Medo.
Pessoas dirigidas pelo medo perdem, com freqüência, grandes oportunidades por terem medo de correr riscos. O medo nos impede de sermos o que Deus pretende que sejamos.
“No amor não há medo; ao contrário, o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.” 1João 4.18
Materialismo.
O impulso de sempre querer mais baseia-se no conceito errôneo deque ter mais me tornará mais feliz, mais importante, mais protegido. Posses trazem somente felicidade temporária. A verdadeira proteção só pode ser achada naquilo que nunca poderão tomar de você – seu relacionamento com Deus.
“Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas.” Mateus6.33
Necessidade de aprovação.
Uma chave para o fracasso é tentar agradar a todos. Ser controlado pelas opiniões dos outros é uma forma segura de deixar de lado os propósitos de Deus para sua vida. Jesus disse:
“Ninguém pode servir a dois senhores.” Mateus 6.24
3º DIA – CAPÍTULO 3
“O QUE DIRIGE SUA VIDA?”
2ª parte Vantagens de uma vida dirigida por propósitos:
- conhecer o propósito de sua vida faz que ela tenha sentido.
Se você tem se sentido sem esperança, não desista! Coisas maravilhosas acontecerãoem sua vida quando você começar a viver com propósitos. Em Jeremias 29.11 Deusdiz:
“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planosde fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e umfuturo”.“Pelo seu grande poder operando em nós Deus é capaz de fazer muito mais do quenós jamais ousaríamos pedir ou mesmo imaginar, infinitamente além de nossas maissublimes orações, anseios, pensamentos ou esperanças”. Efésios 3.20
- conhecer seu propósito simplifica a vida.
Ele define o que você faz e o que você não faz. O propósito se torna o padrão pelo qualvocê avalia quais ações são essenciais e quais não são. A Bíblia diz em Provérbios13.7:
“A vida vistosa e arrogante é vida vazia; a vida simples e comum é vida plena.” “Tu, ó Senhor, dás paz e prosperidade às pessoas que tem uma fé firme, às pessoasque confiam em Ti” Isaías 26.3
- conhecer seu propósito direciona sua vida. Isso faz que seus esforços eenergias se concentrem no que é importante.
A Bíblia diz em Efésios 5.17:
“Não viva descuidadamente, impensadamente. Certifique-se de que você compreende o que o Mestre quer”.
Se você quer que sua vida tenha impacto, focalize-a. Deixe de ser inconstante.
- conhecer seus propósitos estimula a sua vida.
O propósito sempre produz entusiasmo. Para alguém que vive sem propósitos, até levantar da cama se torna um fardo.
- conhecer seus propósitos o prepara para a eternidade.
Nós não fomos colocados na terra para sermos lembrados. Fomos colocados aqui para nos prepararmos para a eternidade. Chegará o dia em que você estará diante de Deus, e ele fará uma auditoria em sua vida; um exame final, antes que você entre na eternidade. A Bíblia diz em Romanos 14.10b,12:
“Cada um de nós estará pessoalmente diante de Deus para ser julgado por ele. Sim, cada um de nós terá que prestar contas de si mesmo a Deus.” 
Deus nos fará duas perguntas fundamentais:- 1ª) O que você fez com meu filho, Jesus Cristo? Você aceitou o que ele fez por você? Aprendeu a amá-lo e a confiar nele? Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e avida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim."- 2ª) O que você fez com o que eu lhe dei? Dádivas, talentos, oportunidades, energia, relacionamentos e recursos que Deus lhedeu? Você os gastou consigo mesmo ou os utilizou para os propósitos que Deus lhe deu?
4º DIA – CAPÍTULO 4
“CRIADO PARA SER ETERNO”
“Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia! Não, não... o homem foi feito para a imortalidade.” Abraham Lincoln
A terra é um lugar de preparação. Você viverá no máximo cem anos sobre a terra, mas para sempre na eternidade. Deus o criou a sua imagem, para viver eternamente. Um dia nosso coração parará de bater, então será o fim de seu corpo e de seu tempo na terra. A Bíblia diz em 2 Coríntios 5.1:
“De fato, nós sabemos que, quando for destruída esta barraca em que vivemos, que é o nosso corpo aqui na terra, Deus nos dará, para morarmos nela, uma casa no céu. Essa casa não foi feita por mãos humanas; foi Deus quem a fez, e ela durará para sempre”.
Se a vida na terra oferece muitas opções, a eternidade nos oferece apenas duas: céu ou inferno. Seu relacionamento com Deus na terra determinará seu relacionamento com Deus na eternidade. Se aprender a amar Jesus, o Filho de Deus, e confiar nele, você será convidado a passar o resto da eternidade com ele. Entretanto, se desprezar o amor, o perdão e a salvação que ele oferece, você passará a eternidade separado de Deus. Quando você vive à luz da eternidade, seus valores mudam. Você passa a dar maior valor a sua personalidade e a seus relacionamentos, em vez de valorizar fama, riqueza, realizações ou mesmo prazeres. A morte não é o fim, por isso existem conseqüências eternas para tudo aquilo que você faz na terra. Como é o céu e a eternidade com Deus? Não existem palavras para explicar... A Bíblia diz em 1 Coríntios 2.9:
“homem nenhum jamais viu, ouviu, nem mesmo imaginou, as coisas maravilhosas que Deus preparou para aqueles que amam ao Senhor”.
Deus tem um propósito para a sua vida na terra, mas ele não termina aqui. O plano envolve muito mais do que as poucas décadas que você passará nesse planeta. A Bíblia diz em Salmos 33.11:
“O que o Senhor planeja dura para sempre, as suas decisões permanecem eternamente”.
Em comparação com a eternidade, nosso tempo na terra não passa de um piscar de olhos mas as conseqüências durarão para sempre.
“Este mundo está desaparecendo juntamente com tudo o que ele deseja. Mas se você fizer a vontade de Deus, viverá para sempre”. 1 João 2.17 

CAPÍTULO 5
“ENXERGANDO A VIDA DO PONTO DE VISTA DE DEUS”
O modo de você definir a vida determina o seu destino. Sua perspectiva irá influenciar o modo de você investir seu tempo, gastar seu dinheiro, usar seus talentos e valorizar seus relacionamentos. Sua metáfora de vida influencia sua vida mais do que você percebe. Ela determina suas esperanças, valores, relacionamentos, metas e prioridades. Exemplo: se você vê a vida como uma festa, seu principal valor é divertir-se. A Bíblia diz em Romanos 12.2:
“Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus”.
- A vida na terra é um teste.
Essa metáfora de vida é vista em toda a Bíblia. Deus continuamente testa as pessoas quanto ao caráter, fé, obediência, amor, honestidade e lealdade. Os testes tanto desenvolvem quanto manifestam o caráter de alguém. Você está sempre sendo testado. Deus constantemente observa sua reação às pessoas, problemas, sucesso, conflitos, enfermidades, decepções e até mesmo em relação ao clima. Ele observa até a mais simples ação, como quando você é educado com um balconista ou uma garçonete. Uma vez que tenha compreendido que a vida é um teste, você percebe que nada é insignificante na vida. Mesmo o menor incidente é relevante para o desenvolvimento de seu caráter. Cada dia é importante, e cada segundo é uma oportunidade decrescimento para aprofundar o caráter e demonstrar amor ou dependência de Deus. Toda vez que você passa em um teste, Deus toma conhecimento e faz planos para recompensá-lo na eternidade. Em Tiago 1.12 está escrito:
“Felizes são aqueles que perseveram quando são testados. Depois de serem aprovados, eles receberão a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam”.
A boa notícia é que Deus quer que você passe nos testes. A Bíblia diz em 1 Coríntios10.13:
“Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações maiores do que possam suportar.” 
- A vida na terra é uma incumbência de confiança.
Nosso tempo sobre a terra, nossa energia, inteligência, oportunidades, relacionamentos e recursos são dádivas que Deus nos confiou para cuidarmos e administrarmos. Precisamos reconhecer que Deus é dono de tudo e de todos na terra. A Bíblia diz em Salmos 24.1:
“Ao Senhor Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele”.
A terra já era propriedade de Deus antes de você chegar aqui. Em 1 Coríntios 4.7b lemos:
“Vocês tem alguma coisa que não tenha sido dada por Deus? E se tudo o que vocês tem vem de Deus, por que vocês se vangloriam como se tivessem realizado  alguma coisa por si próprios?”.

Ao fim de nossa vida sobre a terra, seremos avaliados e recompensados conforme nosso desempenho ao lidar com o  que Deus nos confiou.  Isso  significa que tudo que nós fazemos tem implicações eternas.

As maiorias das pessoas não conseguem perceber que o dinheiro tato é um teste quanto uma incumbência de confiança dada por Deus. Ele usa a área financeira para nos ensinar a confiar nele. E, para muitas pessoas, o dinheiro é o maior de todos os testes.
Deus observa a forma em que usamos o dinheiro para testar quão confiáveis somos. A Bíblia diz em Lucas 16.11: “Se vocês forem indignos de confiança em relação as riquezas deste mundo, quem lhe confiará as verdadeiras riquezas celestiais?”


Nenhum comentário:

Deixe aqui, seu recado, comentário, sugestão...

-->

O que um homem espera de uma mulher de Deus- Felipe Heiderich