DE Onde já fomos acessados

free counters

GUARATINGA

A NOSSA HISTÓRIA
 
Guaratinga é uma cidade que está intimamente ligada aos primórdios do Brasil. A região onde ela se situa pertenceu à Capitania de Porto Seguro, criada pela Carta Régia de 27 de maio de 1534. A cidade teve origem dentro de uma fazenda de propriedade da Sra. Maria da Conceição que, antes do seu falecimento, deixou em testamento sua fazenda para Nossa Senhora da Conceição, onde deveria, segundo ela, ser fundado um arraial. Com a morte da Sra. Maria da Conceição o terreno passou a ser ocupado pelos primeiros moradores, que deram início ao cultivo de subsistência de mandioca, milho, feijão e outros cereais. Pelo fato de ser uma região limítrofe com o Estado de Minas Gerais e de suas terras serem de boa qualidade para o cultivo, algumas famílias mineiras, como as de Belizário, Gonçalves, Rodrigues, Chaves, Moura, Dias Rocha, Hortêncio, Pinheiro e Enock, se fixaram na região, o que desencadeou relativo crescimento, surgindo assim o primeiro arraial, denominado Jaquetou.
Esses pioneiros tinham como tradição econômica a criação de gado e a agricultura que praticavam era somente de subsistência. O que era produzido comercialmente era levado para ser comercializado em Porto Seguro, há 118 km de distância, e o transporte era feito em tropas, já que não haviam estradas nem veículos que servisse a cidade, exceto em emergências, que eram usados aviões de pequeno porte. O arraial de Jaquetou prosperou muito e tornou-se povoado com o nome de Novo Horizonte. Em 1953 foi elevada a categoria de Distrito, subordinada a Porto Seguro, quando então passou a ser denominada como hoje é conhecida: Guaratinga, que na língua Tupy significa Garça Branca.
No dia 31 de agosto de 1961, por força da Lei nº 1.466, foi emancipada de Porto Seguro, passando à categoria de município. A partir, aproximadamente da década de 40, o cacau começou a ser introduzido na sua agricultura, o que viria, já na década de 80, ser a força da sua economia.
Na década de 90 deu-se início à exploração mineral de granito, sendo extraídos granitos de qualidades em potencial encontradas no Brasil. E inclusive uma qualidade do granito verde, existente, descoberto apenas em Guaratinga e no Sul da Itália. Antes já era explorado na forma de paralelepípedos, os quais foram fornecidos para pavimentação de várias cidades do extremo-sul do Estado da Bahia.
 A população do município, está estimada em  21.978 habitantes (dados IBGE 2010), dos quais, aproximadamente 13.000 vivem na sede. A cidade é composta de pessoas humildes e hospitaleiras, acreditando na simplicidade como a atitude das almas sinceras. O acesso a Guaratinga é feito pela rodovia BA-989, sendo em Itabela, no km 755 da BR-101 o trevo de acesso. A distância de Itabela a Guaratinga são 28 km. Para quem tenha necessidade de viajar de avião, o aeroporto mais próximo de Guaratinga é o de Porto Seguro, a 118 km de distância, O Porto Naval mais próximo é o de Ilhéus a cerca de  300km de distância.
Além da sede existe o distrito de Buranhém, já próximo à divisa com o Estado de Minas Gerais. Também fazem parte de Guaratinga quatro povoados: São João do Sul, Monte Alegre, Cajuíta e Barra Nova. Guaratinga é um município que tem grandes potenciais turísticos não explorados, sendo o seu relevo montanhoso, com paisagens de rara beleza, além de pequenos riachos e cachoeiras encantadoras. Guaratinga hoje, é o 3º maior produtor de novilho precoce do Estado da Bahia, com mais de 160 mil cabeças de bovinos. 
fonte:http://www.guaratinga.ba.gov.br/portal1/municipio/historia.asp?iIdMun=100129144

Deixe aqui, seu recado, comentário, sugestão...

-->

O que um homem espera de uma mulher de Deus- Felipe Heiderich