DE Onde já fomos acessados

free counters

terça-feira, 16 de novembro de 2010

MISSIOLOGIA


UNIDADE I
MISSIOLOGIA

...............................................................
“Bem aventurados são os pés dos que anunciam as boas nova”.
..............................................................
O QUE É MISSÕES
A palavra "Missões" vem da expressão latina "missione', que se origina, por sua vez do verbo
latim "mittere", que significa "ação, tarefa, ordem, mandato, compromisso, incumbência, encargo
ou obrigação de enviar missionários". No Novo Testamento, a palavra usada é "apostello", verbo
que no grego que significa enviar. A tarefa de salvar o mundo não pode ser desassociada do "enviar"
homens e mulheres cheios do poder de Deus para alcançá-lo, porque não há como salvar o mundo
sem que haja alguém enviado para pregar e apontar-lhe o caminho. No início deste estudo vemos
em Rm 10.13-15 que há um processo para a salvação do homem. Este processo começa com "enviar".
"Enviar" pessoas capacitadas por Deus e pela Igreja, para que preguem o Evangelho; "Pregar" para
que homens, mulheres e crianças de todas as tribos, línguas, povos e nações possam ouvir; "Ouvir"
para que possam crer; "Crer" para que possam invocar o nome de Jesus e, ao "lnvocar" o seu nome,
possam ser salvos. Quem primeiro se preocupou em "enviar" foi o próprio Deus. (João 3.16). Através
deste versículo, conhecemos a preocupação de Deus para com a humanidade decaída e distanciada
de si, razão pela qual, enviou Jesus, o seu Filho Unigênito, ao mundo para uma única missão, salvar
o homem perdido. (Lucas 19.10). O verbo "dar", neste texto, não é simplesmente alguém estender a
mão e oferecer alguma coisa a outrem. É oferecer ou ofertar uma dádiva valiosa para alguém que
não merece, sem impor o recebimento de algo em troca. Foi exatamente o que Deus fez: Ofereceu o
seu Filho amado para resgatar o homem que havia se afastado completamente dEle. Para se
entender Missões é preciso partir deste princípio, que Deus enviou o seu Filho e que o próprio Filho
se deu para salvação dos homens perdidos. Se compreendermos que Deus deu o seu Filho e que
Jesus se deu a si mesmo para a salvação da humanidade, podemos, então dizer: MISSÕES é a Obra
de Deus dada à Igreja que, seguindo o exemplo de Cristo, proclamei por palavras e ações o Reino de
Deus, chamando todos ao arrependimento e a ter fé em Cristo, enviando-os a serem discípulos dEle.
Podemos concluir, através da missão confiada aos doze, que o alvo principal de Missões é a
proclamação do Reino de Deus a todos os homens. Inicialmente, só os judeus estavam ao alcance da
bênção enviada pelo Pai, mas o plano de Deus era alcançar também os gentios e o meio para isto foi
o fato de os judeus rejeitarem o Filho de Deus. (Atos 13.46). Quando Jesus disse que o "Evangelho do
Reino será pregado", falava de um reino; de algo com autoridade. O reino teria algumas
características que o tornaria completamente diferente dos que tinham sido implantados no mundo
até então. Em primeiro lugar Jesus assinalou no mesmo capítulo 10 de Mateus que não há reino sem
conflitos, os quais durarão até que Ele volte. Se alguém perguntar para quem é o reino, a resposta de
Jesus será: "para os pobres". Porém não somente para os pobres economicamente, senão para todos
que sofrem qualquer carência; Em segundo lugar, Jesus proclamou também um grande programa. A
expressão "será pregado a todas as nações", mostra o alcance geográfico de seu programa. No entanto,
demonstra também o seu alcance no tempo.
Continua na proxima postagem.

Nenhum comentário:

Deixe aqui, seu recado, comentário, sugestão...

-->

O que um homem espera de uma mulher de Deus- Felipe Heiderich